domingo, 31 de janeiro de 2010

MENSAGEN DA SEMANA HC: 1:2A

Habacuque estava preocupado com a naçao- violência e destruição, as contendas, a frouxidão da lei, as injustiças e a justiça distorcida. Hoje, há tantos homicidios, vitimas de balas perdidas(inclusive da policia), violência no trânsito, brigas em familia, e como a justiça é mal empregada! Há uma justiça para pobre mãe que rouba fraldas descartáveis e outra justiça para os politicos e colarinhos brancos que roubam milhões. Você se preocupa com a violência e as injustiça no mundo? Tem orado a Deus pelos lideres mundiais, pelos governantes, pelas autoridades? Olha as estatisticas:
ESTADOS MAIS MISERÁVEIS: Maranhão=63% - Piaui=61,7% - Ceara=55,7% - Alagoas=55,4% - Bahia=54,8% .
ESTADOS COM MENOS MISERÁVEIS: São Paulo=14,25% - Santa Catarina=15,36% - Distrito Federal=17,06% - Rio Grande do Sul=18,36% - Rio de Janeiro=19,45%.
porque tanto desvio social! misturando esses 10 estados, vemos que nossos governantes estão sem, carater espiritual e o carater humano 
Que possamos estar orando por nossa nação e ficarmos sempre na torre de vigia.

domingo, 24 de janeiro de 2010

QUANDO DEUS NOS CHAMA A ORAR POR TODAS AS MULHERES DO NOSSO CONTINENTE.

Entrevista à embaixatriz Roseane Teresa Aben-Athar 


O desastre
"O que posso dizer é que nos bairros onde os danos pessoais foram menores, menor foi o desastre. Justamente porque quando cai uma placa de zinco na cabeça, o ferimento é muito mais leve do que se cai uma laje de concreto. Então, você cai, faz um galo, levanta e vai embora. Quando uma casa de concreto cai em cima de você, há soterramento."
Mortalidade Infantil
"A mortalidade infantil no Haiti é de cerca de 45%. As mães são subnutridas. As avós também. Não têm nem leite no peito. Tenho crianças que sequer se sentam. É preciso fazer um trabalho de recuperação de todas elas. Um trabalho a longo prazo."
Violência contra mulheres
"Os homens engravidam várias mulheres ao mesmo tempo. As mulheres gostam da gravidez porque esse é o único momento em que elas não apanham. Elas vivem apanhando dos maridos, mas quando estão grávidas ficam nove meses sem apanhar. Por isso, quando falamos para as mulheres que elas precisam evitar a gravidez, elas retrucam que é o único momento em que não apanham. É impossível fazer um controle de natalidade no Haiti."
O abuso contra as crianças
"Não são apenas as mulheres que apanham dos homens. As crianças também sofrem muito com esse tipo de violência. Há uma imposição grande por parte do sexo masculino e isso se reflete em violência. A situação das crianças aqui é sempre ruim. Foi sempre assim. Os pais não tem o mínimo de cuidado com os filhos. Essas crianças que perderam os pais no terremoto vão ter duas alternativas. Ir para orfanatos ou ficar nas ruas e se transformarem em bandidos.
Projetos Sociais
"Nenhuma atividade foi parada. Estamos trabalhando junto com o exército. A diferença é que a gente agora está recolhendo os mortos. Nunca havia recolhido nenhum morto. É o que acontece aqui. Nosso trabalho é excelente. Isso não é o trabalho de um, mas, sim, o trabalho de todos. Ninguém faz um trabalho sozinho."
Voluntariado
"Eu sou voluntária. Todos são voluntários. Estou aqui porque quero. Se não quisesse estaria em outro lugar, mas cheguei aqui para trabalhar no Haiti e é isso que estou fazendo. Eu trabalho em vários lugares, com vários grupos religiosos. Se não há brasileiro em determinado país, eu não trabalho. Sou embaixatriz do Brasil para cuidar dos brasileiros."
Segurança
"Ando com dois soldados disfarçados para me dar segurança. Eles ficam à paisana, sem mostrar as armas, mas por baixo das roupas, tenha certeza que estão com um armamento pesado. São os melhores fuzileiros da marinha brasileira. Tenho que andar de carro blindado. As coisas aqui são complicadas. Não é fácil entrar na periferia como as pessoas podem pensar. "
O trabalho na Embaixada
"A Embaixada do Brasil ficará inteira aqui. Mas qualquer um que quiser ir embora poderá. Nós decidimos que vamos ficar. Não vamos tirar os pés do Haiti. Viemos aqui para trabalhar e não vai ser agora, que o Haiti mais precisa da gente, que vamos embora."
A reconstrução
"Já tem gente tirando pedras entre os escombros para reconstruir as casas. Tivemos um terremoto de 5.3 graus e mesmo assim eles estão trabalhando. Se você parar para pensar, ainda estão acontecendo terremotos aqui. As casas abaladas estão caindo. Mas mesmo assim você vê as praças cobertas por lonas de forma organizada. Foram eles que se organizaram. Eles que estão se arrumando."
As vezes Deus nos mostra certos acontecimentos para que acordemos para o que está, acontecendo no mundo,   quantos terremoto da maldade sobre as mulheres 70% das mulheres são maltratadas e machucadas são 243 por hora , que possamos nos unir em oração para que este numero venha a cair em nome de Jesus, nos somos mulheres escolhidas por Deus e somos edificadoras dentro do nosso lar e fora dele.
Ore 3 segundos  pela mulher criança, mulher adolescente, mulher jovem, mulher adulta, mulher idosa e mulher viuva,  mesmo distante elas vão receber a vitoria  atraves de nossas orações é uma forma de nos abraçarmos o mundo.

MENSAGEM DA SEMANA

GRANDE FÉ, GRANDE GANHO




Percebendo-o Jesus, disse: Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão? Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens....? Mat. 16. 8-9.
Que é a fé? é a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. é a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver adiante de nós.
Exercendo fé, nos podemos já considerar-nos na posse das maravilhas coisas que Deus tem prometido. Isso nos capacita não só a reivindicar bênçãos prometidas para o futuro, mas a recebê-las e desfruta-las agora, dessa maneira, aquilo que os olhos naturais não podem perceber, é visivel aos olhos da fé. 

VERSICULOS DA SEMANA:
                                             Mat. 16:-8-9 , Heb. 11:1 , I Cor. 2:14

domingo, 17 de janeiro de 2010

CARATER

Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências. Rom. 13:13 e 14.
"O caráter é aquilo que você é no escuro." "E também o que você é de dia, quando acha que ninguém está olhando."
Caráter de Prata Refinada  Vai sentar-se, como o purificador de prata, vigiando com atenção, até que todo o refugo tenha sido queimado. Purificará os levitas, os servos de Deus, e os limpará como se limpa o ouro e a prata. Assim, eles servirão a Deus com corações puros. Mal. 3:3 (A Bíblia Viva).
A parte de trás de objetos feitos com prata da melhor qualidade em geral traz estampada a palavra "sterling" (esterlina). Você sabe como se originou a palavra "esterlina"?
Segundo Walter de Pinchebek, que viveu por volta do ano 1300, havia na cidade de Hanse, no norte da Alemanha, um estabelecimento mercantil chamado Easterling. Os sócios dessa firma eram reconhecidos como sendo tão íntegros em suas transações, que receberam privilégios especiais no comércio e nos bancos. Os comerciantes da filial inglesa dessa firma obtiveram permissão para cunhar moedas com seu próprio nome. Essas moedas eram cunhadas com a palavra "Easterling". Compunham-se de 92,2% de prata e menos de 8% de liga (esta última era necessária para evitar que a prata se desgastasse muito rapidamente). Por fim, a palavra Easterling foi encurtada para "sterling" (esterlina) e daí em diante toda prata que atinge essas especificações passou a ser marcada como esterlina.
No verso de hoje, o Senhor é retratado como refinador de metais preciosos. Os refinadores de ouro e prata dos tempos bíblicos são descritos como estando assentados diante de uma fornalha, observando atentamente o processo de purificação, para que nada se perdesse do precioso metal (ver Isa. 1:25). Para que o resultado fosse o melhor, o refinador não aplicava calor de mais nem de menos. Quando o minério chegava ao ponto de fundir-se, a escória era removida sem danificar o precioso metal.
Deus freqüentemente usa provas que parecem "ardentes" para refinar o nosso caráter. Como o salmista diz: "Tu nos colocaste no fogo para nos purificar, como se faz com a prata." Sal. 66:10 (A Bíblia Viva).
"Esterlina" está para a prata assim como "cristão" deve estar para o caráter.











ESTUDO DO DIA CRISTIANISMO QUE VIVEMOS LM: 3.22a

Aprendemos que para ser cristão é necessário ter coragem e determinação, não basta ir a igreja, ler a bíblia, orar, jejuar, isto tudo é importante, mas o mais importante é o bom testemunho em atitudes práticas diante de todas as pessoas que nos rodeiam.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

FLOR DA HONESTIDADE

versiculos do dia: Efésios 5.16 (pois o fruto da luz está...) e Mt. 5.16 (assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para...).

Conta-se que por volta do ano 250 a.c, na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.
Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe. Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à celebração, e indagou incrédula :  - Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura. E a filha respondeu :  - Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz. À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio :  - Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China. A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos etc... O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se  preocupar com o resultado. Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que,independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe. Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena. Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa. As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado. Então, calmamente o príncipe esclareceu:  - Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.  A honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor.
- Que esta nos sirva de lição e independente de tudo e todas as situações vergonhosas que nos rodeiam , possamos ser luz para aqueles que nos cercam .








4º VOCÊ SABIA?



Por cânone(do grego, kanón, "padrão") entende-se o número estabelecido dos textos ou livros especificos que são reconhecidos por uma determinantes de sua vida religiosa e que figuram como a palavra sagrada de deus ou como escritura sagrada, a pergunta acerca da abrangência dessa coletânea não se deixa responder com clareza no caso da biblia: a biblia de Lutero, por exemplo, inclui 73 livros, a Biblia de zurique da igreja evangélica reformada inclui 66 livros, faltam ali os assim chamados livros deuterocanônicos, ocasionalmente também denominados como livros apócrifos(do grego apókryphos, "críptico"), que estão localizados no final do antigo testamento da biblia de lutero, a biblia detém, contudo, seja qual for sua conformação autoridade decisiva, fundamentalmente canônica. por definição do cânone entende-se o processo pelo qual a abrangência e os conteúdos da coletânea de escritos, são determinados, esse processo pode se estender por muitos séculos desde o surgimento dos escritos a determinação final.


domingo, 10 de janeiro de 2010

3º VOCÊ SABIA



Um códice (codex) é constituido de vários folhas dobradas, encaixadas umas nas outras como caderno, que geralmente são presas por duas capas de madeira. O papel foi descoberto na China no século II d.C; no século VII, a técnica de fabricação de papel foi assimilado pelos árabes e trazida para o sul da Europa, ápos o desenvolvimento da impressão de livros, o papel, significativamente mais adequado, substituiu o caro pergaminho como material de escrita, nos manuscristos antigos, a escrita  era aplicada por meio de tinta contendo fuligem, resina e óleo de oliva sobre rolos de papiro ou pergaminho, que, no entanto, em virtude do tamanho, só conseguiam receber texto limitado, o rolo de Isaias, que foi encontrado numa caverna perto de Qumran, tinha o comprimento de 7,5 metros.


sábado, 9 de janeiro de 2010

2º VOCÊ SABIA?






Papiro( do grego papyros, papyri), um material branco, forte e elástico para pintura, é obtido do cerne dos talos da planta do papiro, para isso tiras finas, de preferência cortadas longas e largas, eram sobrepostas em ângulo reto, depois prensadas e marteladas, com a secagem, o sumo resultante da planta, contendo amido, coagulava colando as tiras umas as outras numa trama, em folhas que eram de preferência coladas umas ás outras formando rolos, a manufatura do papiro foi descoberta no Egito no inicio do segundo milênio a.C. O papiro é uma espécie de ciperáceos, que ocorria originalmente na África central tropical e no curso superior do Nilo Branco, em vastos charcos de papiro. o dispendioso material de escrita, pergaminho, é uma membrana não curtida de pele de animal, de preferência de bezerro, de carneiro ou cabra, tratada com cal, a preparação do pergaminho era realizada não por curtidores, mas por artesãos que se especializaram nisso na grécia. O nome do material provem da cidade de Pérgamo. Teria sido descoberto ali no século II a.C, quando o suprimento de papiro para a biblioteca sofreu descontinuidade, era utilizado entre outras coisas para documenos e encadernações de livros para bibliófilos. A peça de escrita em pergaminho mais antiga, que foi preservada, seria um texto de contrato de dura-Europos, no Eufrates (século III ou II a.C.). Antes mesmo da descoberta do pergaminho, no segundo milênio a.C., peles de animais eram utilizadas no Oriente e no norte da Àfrica como material de escrita. Desde a época do nascimento de Cristo eram montadas resmas de papiros ou de pergaminhos. Estas figuram como precursos do livro encadernado.



                                                 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

1º VOCÊ JÁ SABIA?





         
 Que a hermenéutica bíblica(do grego hermeneuein, "revelar", "interpretar") se ocupa da compreensão dos textos biblicos, ela toma conhecidos os pré-requisitos e métodos de  nossa compreensão atual dos textos biblicos e soluciona dificuldades de compreensão. Distinguem-se diversas abordagens metodológicas que em parte se completam e em parte se excluem. A explicação critica da história figura hoje como o mais importante método de abordagem da bíblia. Ela busca o vocabulário original dos textos e o sentido dos textos biblicos na época de seu surgimento. Seus meios são a critica textual( procura por um possivel "texto ancestral" de escritos isolados), critica literária (faz a verificação da iniformidade e da estrutura lógica de um texto), critica formal (descreve as caracteristicas de textos bíblicos isolados), critica temática (pesquisa os temas bíblicos no contexto da antiquidade oriental), e critica redacional (esclarece a contribuição de um autor na escolha , ordenação e transformação de textos bíblicos).


MOMENTO ESPIRITUAL


  A QUANTIDADE DE ADORAÇÃO NO CULTO NÃO  SE BASEIA EM QUANTAS PESSOAS LEVANTAM AS MÃOS OU DANÇAM, MAS SIM QUANTAS SENTEM A PRESENÇA DE DEUS.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MOMENTO DE ORAÇÃO

Sem a oração, serão inúteis todas as meditações, todos os propósitos e todas as promessas, pois ela consiste na elevação da alma a deus.

"Por esse motivo, eu me ajoelho diante do pai, e peço a Deus que, da riqueza da Sua Glória,  ele, por meio do Seu espirito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes ( Efésios 3. 14-16).
Oremos

01- Agradeça ao Senhor pelo novo ano.
02- Glorifique a deus pelas bênçãos concedidas.
03- Adore ao Senhor pelas maravilhas que tem operado na vida de seu povo.
04- Louve ao Senhor por tudo que ele tem feito.
05- Glorifique ao Senhor por sua vida
06- Clame ao Senhor pelas mulheres edificadoras
07- Interceda pela vida de todos assembleianos
08- Clame ao Senhor pela nossa igreja
09- Clame ao Senhor por sua familia
10- Coloque nas mãos de Deus sua vida.

POESIA

QUEM ÉS TU

Tu és mulher virtuosa

Peça de grande valor
Tu és pedra preciosa
Da seara do Senhor.

Tens olhar de simpatia
Tens mãos que acariciam
Tu foste a mulher escolhida
Pra servir de companhia.

Te levantas de manhã
Pensando no que vais fazer
Se alguém pede ajuda
Já sabes o que vais dizer.

És dama e dona de casa
Ès sabia na direção
Té reúnes e arranjas tempo
Quando há programação.

Cada dia que se passa
Teu desejo sempre cresce
Tendo sempre como lema
"Jesus é quem me fortalece".

Jesus perdoa e salva
O rebelde transgressor
A salvação é de graça
Olha, que a vida passa
Jesus é Rei, é Senhor.

PRIMEIRO CULTO DE 2010

O PASTOR ERIVALDO NOS LEVOU A MEDITAR,  QUE TEMOS O DEVER DE TRAZER VIDAS PARA JESUS, NÃO PODEMOS NOS CALAR DIANTE DE TANTAS COISAS QUE ESTA ACONTECENDO, MINHAS IRMÃS DEVEMOS CHAMAR A PRESENÇA DE JESUS TODOS  NOSSOS IRMÃOS QUE ESTÃO NO MUNDO SEM SABER O QUANTO E MARAVILHOSO TER UM AMIGO E PAI COMO JESUS CRISTO,  LEVANTA E ANDA,  ASSIM FALOU O SENHOR , QUE POSSAMOS NO   DECORRER DESTE ANO QUE SE INICIA LEVANTAR E GANHAR EM NOSSA FAMILIA, NO TRABALHO, NA RUA UMA NOVA FAMILIA PARA  CRISTO JESUS, INDEPENDENTE PARA QUE IGREJA ELES VÃO O ALVO É A SALVAÇÃO, BOM SERÁ QUE FIQUE EM NOSSA IGREJA, MAS DEUS SABE DE TODAS AS COISAS, OREMOS PARA QUE O ALVO LANÇADO ESTE ANO SEJA ABENÇOADO DIA APÓS DIA PELO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE NO FINAL DO ANO POSSAMOS DIZER "ESTE ANO, VIMOS PRODÍGIOS"